Toda igreja tem livros onde explicam suas doutrinas.A Igreja luterana também tem seus documentos confessionais. Estão no Livro de Concórdia, que mostra para todos que a Igreja Luterana não ensinava nada de novo, mas aquilo que está na Bíblia, de acordo com a doutrina dos apóstolos. Dessa forma, as Confissões Luteranas são um testemunho de fé, extraído da Bíblia e nos ajuda a conhecer melhor quem somos e o que cremos. As confissões não são normas de fé e vida como a Bíblia, mas elas explicam essas normas. Apresentamos alguns dos principais artigos de nossa fé.
A BÍBLIA—PALAVRA DE DEUS
Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, infalível, poderosa e inspirada pelo Espírito Santo. Apesar de escrita num espaço mais de 1300 anos, por cerca de 40 pessoas diferentes, em contextos diferentes, contendo 66 livros, a Bíblia é de uma profunda coerência. Mesmo abordando vários assuntos ( como profecias, histórias...) em cada página revelam a ação de Deus em favor da humanidade.
Por isso a Bíblia não é um livro qualquer (2° Tm 3.16)
É o livro que nos permite conhecer Jesus, o único caminho que nos leva a Deus. A Bíblia é a única regra e norma de fé para a Igreja Luterana
DEUS
Eu creio em Deus! Todos afirmam isso! Mas, quem é Deus? A Igreja Luterana crê no Deus revelado na Bíblia: Um só Deus, que se revela em três pessoas: Deus Pai é o Criador; Deus Filho é Jesus, o Salvador e Deus Espírito Santo é o Santificador.
Cremos que esse Deus é a fonte de toda a vida e felicidade. A vida humana não faz sentido sem Ele. Somente unido a esse Deus é que podemos ter a verdadeira paz no coração. Embora a natureza prove que Deus existe, por que são obras das suas mãos, é na Bíblia que podemos conhecer quem é Deus, como Ele é e o que faz. De todas as palavras da Bíblia, a mais importante que podemos usar para descreve-lo é: DEUS É AMOR (1° Jo 4.16)! Se você quer crescer na comunhão com esse Deus, leia a Bíblia. Ela vai te ajudar!
PECADO
Já observou que a maioria não gosta de falar em PECADO? Mas a Bíblia diz que pecado existe sim. Ele significa “transgressão” (1° Jo 3.4), afastamento de Deus. É um estado de vida. A gente não é pecador porque faz coisas erradas. Já nascemos em pecado (Salmo 51.5). Assim, a gente faz coisas erradas por que é pecador.
O pecado entrou no mundo com a desobediência dos primeiros pais. Estar em pecado é estar longe de Deus. Até a natureza sofre por causa dele. O mais duro é que o pecado causa infelicidade, destrói e mata.
Como o pecado é algo em nossa natureza, por nós mesmos não podemos vencê-lo. Precisamos de ajuda. Precisamos ser salvos do pecado.
Referencia: Gn 8.4; Hb 9.27; Rm 6.23
A SALVAÇÃO
A ajuda para vencer o pecado só existe em JESUS. Ele é o Filho de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29). Com seu sacrifício e ressurreição, Jesus venceu o mundo, o diabo e o pecado e a morte que ele trás. Quando cremos em Jesus, nosso pecado é perdoado e recebemos forças do Espírito Santo para vencer as manifestações do pecado que há em nós. Quando Deus olha para o crente, Ele não vê o pecado, mas vê Jesus! Estar com Jesus é ter a SALVAÇÃO e a certeza da vida eterna. E Jesus diz: “Vinde a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei”! (Mt 11.28)
BATISMO
É o batismo que me torna membro da Igreja. Batismo é um sacramento, ou seja, um meio pelo qual Deus cria a fé. Por isso a Igreja Luterana também pratica o batismo infantil, para os filhos daqueles que estão na comunhão da igreja. Quanto à forma, tanto imersão quanto aspersão pode ser usada. Mais comumente é usada a aspersão.
NÃO REBATIZAMOS AQUELES QUE JÁ FORAM BATIZADOS NUMA IGREJA CRISTÃ, porque: há um só Senhor, uma só fé e um só batismo! (Ef 4.5)
SANTA CEIA
Para as confissões luteranas, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de Jesus, recebido em, com e sob o pão e o vinho. Elas enfatizam a presença real de Jesus na Ceia, que é um dos sacramentos da igreja. Para os luteranos, a Santa Ceia não é um simples símbolo.
A Ceia é do Senhor Jesus, dada a Igreja. Todos que os que crêem em Jesus e são batizados participam da Ceia. Quem participa com fé recebe benção. Quem participa despreparado, no lugar de bênção, torna-se réu do corpo e do sangue de Cristo (1° Co 11.28,29).
Na Igreja Luterana Livre a Comunhão da ceia é aberta. Ou seja, todos que nos visitam, mesmo sendo membros de outras igrejas cristãs, são convidados a participar da Santa Ceia.
A VIDA ETERNA
A Bíblia ensina que a vida não acaba na morte. O corpo volta ao pó e o espírito volta à Deus: Eclesiastes 12.7
A vida eterna com Deus é o maior bem que almejamos e ela é garantida em Jesus. Mas é importante: A comunhão eterna com Deus dependerá da nossa comunhão com ele agora, pela fé. Ao que crê é dada a promessa: Deus mesmo estará no meio deles e não haverá mais lágrimas e nem pranto (Ap. 21.1 a 7).
Quanto às doutrinas das últimas coisas, luteranismo rejeita os ensinamentos do pós-milenismo e, conseqüentemente a doutrina do Arrebatamento. Acreditamos que haverá uma só volta de Jesus, para juízo.
A Bíblia tem um grande conteúdo: JESUS! O Antigo Testamento fala sobre o povo do qual Jesus nasceu. É o testamento da PROMESSA de um Salvador. O Novo Testamento mostra o CUMPRIMENTO DA PROMESSA, com o nascimento de Jesus e a história da Igreja Cristã na sua origem.